Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
É com muita alegria que venho hoje aqui compartilhar com vocês o início de mais uma fase! Studio 13: Como tudo começou…
Mas, primeiro eu preciso contar a história desde o início…
Desde pequena eu adorava ir em obra, ver a bagunça, ouvir o barulho e imaginar como tudo ia ficar depois de pronto. Ver a alegria das pessoas com a realização do sonho me encantou desde sempre.
Mas, ainda não tinha certeza de qual caminho profissional eu seguiria. Até que na adolescência eu tive meu primeiro contato com uma arquiteta que minha mãe contratou para mudar o meu quarto e o quarto dos meus irmãos, que ainda tinha uma identidade visual bem infantil para a idade que já havíamos atingido.
Fiquei encantada quando vi aquela profissional desenhando, ainda na mão, as novas propostas para os nossos quartos. Era lindo ver tanta habilidade com o lápis e o bom gosto em cada detalhe. Foi nesse momento que eu virei à chave e decidi fazer arquitetura.
Minha mãe sempre gostou dessas coisas de decoração e na minha casa era comum ter aquelas revistas de projetos. Sempre passava tempo olhando e admirando. Será que um dia eu seria capaz de desenhar e planejar projetos tão incríveis assim?!
Pois bem… Em 2011 entrei na faculdade de arquitetura na Universidade Positivo, em Curitiba/PR. Era a mais perto da minha casa, para quem não sabe, eu moro em Mandirituba/PR. Além disso, é uma faculdade com ótimas referências.
No caminho tive que lidar com minha timidez e com meu emocional, aprendi a falar em público, a escutar críticas e trabalhar em equipe. Mais tarde passei por um grande desafio que quase me fez desistir de tudo. No meu último ano, minha avó ficou muito doente e eu passava o dia todo com ela no hospital, pois minha mãe passava a noite lá e precisávamos revezar para darmos conta de tudo.
Grande parte do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi feito naquele quarto de hospital entre entradas e saídas de médicos e enfermeiros. Não sabia se meu trabalho estava no rumo certo, eu estava perdida, cansada e me sentia insegura. Falei para minha mãe que queria trancar a faculdade para esperar esse momento difícil passar. Ele me disse: Filha, vai dar tudo certo! Peça força para Nossa Senhora Aparecida e ela vai te atender.
Segui o conselho da minha mãe: Rezei, pedi e fiz uma promessa de que se eu conseguisse finalizar os estudos e me formar, eu faria projetos de doação.
Nossa Senhora escutou minhas preces e eu não apenas conclui o curso como tive uma nota alta no meu trabalho (9.0).
Em 2015 estava formada, porém, sem muita experiência profissional e sem clientes. Como eu poderia cumprir com a minha promessa?
Foi então que um belo dia eu estava em casa e tocou o telefone. Minha mãe atendeu e começou a chorar. Era uma amiga que estava perguntando sobre a possibilidade de fazer um projeto para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mandirituba. Era Nossa Senhora me chamando para o meu propósito. Foi então que eu fiz o primeiro projeto da minha carreira, com muito carinho e com toda minha dedicação. Quando vi tudo concluído meu coração encheu de alegria e de esperança. Tive a sensação de dever cumprido!
Depois disso fui trilhando aos poucos. No começo eu trabalhava no quarto e atendia poucos clientes. Mal dava para pagar as contas.
Depois, comprei uma impressora grande e o quarto já não estava suprindo as necessidades. Então, me instalei na sala (hehe). Os clientes foram crescendo e eu tive a necessidade de contratar uma estagiária para me ajudar. Mas, ela não poderia trabalhar na sala de casa comigo, né?!
Assim nasce o espaço físico do Studio 13.
Fiz o projeto e aos poucos fomos decorando o escritório. Agora eu poderia atender meus clientes em um lugar bonito e confortável. Foi um passo grande e importante!
Agora, com 7 anos de Studio 13, sendo 3 anos com o espaço físico, temos muitos motivos para comemorar e agradecer. Inclusive na sexta-feira, dia 30/09, preparei um café para receber os amigos e clientes em comemoração aos nossos 7 anos.
Olho para trás e tenho orgulho de tudo que vivi até aqui. Olho para frente e consigo enxergar de maneira muito clara tudo de maravilhoso que ainda poderei fazer! Pois eu acredito que a arquitetura vai muito além de apenas desenhar projetos e levantar paredes. A arquitetura é sobre transformar espaços e vidas!
Por isso, hoje coloquei em prática algo que eu já queria fazer a muito tempo. Coloquei no ar esse Blog, que será mais um meio de comunicação entre nós! Aqui vou trazer para vocês, todos os domingos, um pouco sobre minha história e também assuntos de interesse sobre temas relacionados à arquitetura.
Conto com vocês nessa nova etapa e espero que gostem!
Grande beijo,
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana Areco Torres
2 anos ago
Eu sempre admirei muito o trabalho da Amanda e fico babando nos projetos que ela faz!! Dá vontade de reformar a casa toda para ter esses ambientes perfeitos que ela desenha com tanta maestria. Sem contar o comprometimento e respeito que possui por seus clientes. Sem dúvida é a melhor arquiteta que eu conheço!