Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
Estive recentemente (fevereiro / 2024) na cidade de São Paulo e não poderia deixar de fazer um pequeno Tour pela capital para conhecer de perto pontos turísticos que me encantam imensamente arquitetonicamente falando.
De tantos lugares e edifícios que realmente são verdadeiras obras de artes, selecionei três para compartilhar com vocês.
O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) foi fundado pelo então jornalista e empresário em 1947. A obra foi idealizada juntamente com Pietro Maria Bardi com o objetivo de aliar crescimento e modernidade a uma cidade que crescia e se industrializada a cada dia em uma velocidade que impressionava.
Localizado desde 1968 na Avenida Paulista, e onde se encontra até hoje, o arrojado projeto da arquiteta modernista Lina Bo Bardi foi feito utilizando como base vidro e concreto, criando uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos.
Tais características contemplam leveza, transparência e suspensão. Estima-se que a obra levou cerca de 10 anos para ser concluída.
O edifício tem cinco andares, em dois blocos: elevado e subterrâneo.
O MASP – centro cultural e museu de arte brasileiro – transformou-se em um cartão postal de São Paulo e um verdadeiro símbolo da arquitetura moderna, atraindo turistas, estudantes e intelectuais.
A Pinacoteca é um verdadeiro espetáculo e enche os olhos até mesmo daqueles que não possuem conhecimento nenhum sobre arquitetura, pois é completamente diferente dos prédios e construções que estamos habituados a ver em nosso dia a dia.
Estar na Pinacoteca é como se estivéssemos voltado no tempo, um misto de passado e presente que deixa o ambiente charmoso e muito atrativo.
O estilo neoclássico utilizado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo da Pinacoteca é marcado por suas amplas janelas, colunas, pilastras e paredes em tijolos sem revestimento que deixam transparecer a técnica construtiva utilizada na época.
Com 7.462m² de área construída, a Pinacoteca é o mais antigo museu de artes plásticas do Estado de São Paulo, inaugurada em 1905 e transformada em museu estadual em 1911.
A Oca do Ibirapuera, como o próprio nome sugere, tem o formato de uma oca com mais de 10 mil m². Essa obra foi construída em 1954 a partir do projeto arquitetônico do famoso arquiteto Oscar Niemeyer para comemorar o IV centenário da capital paulista. O projeto faz parte de um conjunto de quatro edifícios ligados por uma marquise, todos localizados no Parque do Ibirapuera, que é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.
O espaço expositivo atrai turistas de todo mundo e encanta por sua arquitetura única e singular.
Espero que tenham gostado do conteúdo de hoje! Deixem aqui nos comentários o que acharam, se conhecem esses lugares e qual é a visão que possuem deles.
Grande abraço,
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana
7 meses ago
Que lugares lindos.
Fiquei com vontade de conhecer.