Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
Seja pelo tamanho e estrutura da casa ou por questões emocionais e de apego, muitos pais cogitam a ideia de fazer quarto compartilhado para seus filhos.
As dúvidas mais comuns são em relação a privacidade e também se o quarto irá de fato comportar dois ou mais integrantes naquele espaço.
Fazer um quarto compartilhado para as crianças envolve uma série de fatores que devem ser levadas em consideração antes de tomar essa decisão. Pode ser a escolha perfeita como também pode simplesmente prejudicar a relação entre os irmãos por uma possível disputa de espaço ou pela falta de privacidade.
Por isso, no Post de hoje, separamos alguns itens que devem ser analisados antes dessa tomada de decisão.
1 – Converse com suas crianças
Se as crianças já são um pouco maiores, nada melhor do que ter uma conversa aberta e franca sobre o que elas acham de compartilhar o mesmo quarto. Afinal, esse será um espaço deles e eles precisam fazer parte dessa tomada de decisão.
2 – Privacidade
Mesmo que o quarto seja compartilhado, é fundamental ter claramente qual é o espaço de cada um. Isso vai evitar brigas e também vai garantir que cada criança tenha o seu espaço de acordo com a sua personalidade e preferências.
Por isso, uma dica de ouro é: não economize em um bom projeto arquitetônico. Isso será essencial para garantir um melhor aproveitamento do espaço e também a estética do quarto mesmo que as crianças tenham gostos e estilos diferentes.
3 – Móveis planejados
Outro ponto a ser considerado é optar por móveis planejados. Eles vão garantir um quarto harmonioso e com o melhor aproveitamento do espaço.
Use e abuse de nichos e prateleiras. As bicamas também podem ser ótimas opções se o espaço do quarto for pequeno.
Os móveis que acompanham o crescimento das crianças, assim como as escrivaninhas que possuem ajustes nas alturas, também serão grandes aliadas e garantem um ótimo custo-benefício.
4 – Decoração
É possível fazer uma decoração bonita e que esteja de acordo com o estilo e personalidade de cada criança. A ajuda e a orientação de um arquiteto para a produção de um projeto de interiores serão de grande valia. Considere!
1 – Laços mais fortes entre os irmãos:
Compartilhar o mesmo espaço pode fortalecer os laços entre os irmãos e aumentar o tempo juntos entre eles. Um estará sempre fazendo companhia para o outro, seja para assistir um filme ou jogar vídeo game.
2 – Respeito ao próximo:
Compartilhar o mesmo espaço pode ajudar as crianças a terem grandes aprendizados no respeito ao próximo e isso é uma habilidade fundamental para o bom convívio em sociedade.
3 – Empatia e parceria:
Compartilhar o mesmo quarto pode incentivar o desenvolvimento e a compreensão sobre as necessidades e desejos um do outro. Os irmãos irão aprender a respeitar o estilo um do outro.
4 – Economia de espaço:
O compartilhamento do quarto pode ser uma solução prática e econômica para as casas que possuem um espaço limitado.
1 – Falta de privacidade:
Inevitavelmente, dividir o mesmo espaço afeta a privacidade e isso pode ser um ponto negativo, ainda mais à medida que as crianças crescem e buscam seu próprio espaço.
2 – Diferença de idade e de interesses
Irmãos com uma diferença grande de idade possuem necessidades e gostos bem diferentes e isso pode causar um conflito ao dividir o mesmo quarto.
3 – Conflitos:
O compartilhamento de um mesmo espaço pode causar conflitos por disputa de espaço e isso vai exigir uma cuidadosa mediação dos pais.
4 – Limitações de espaço pessoal:
Dividir o mesmo espaço pode causar um certo desconforto na criança por não ter aquele senso de pertencimento. Se isso não for muito bem trabalhado, pode impactar o desenvolvimento pessoal de cada criança.
Se você pensa em fazer quarto compartilhado para seus filhos, analise todos os pontos que destacamos acima e lembre-se que um bom projeto arquitetônico será fundamental para garantir um quarto confortável, com melhor aproveitamento do espaço, bonito e que atenda as necessidades de todas as crianças que estarão dividindo o mesmo espaço.
Espero que tenham gostado do Post de hoje e aguardo os comentários sobre o que acham do compartilhamento de quarto entre irmãos.
Grande abraço,
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana
4 meses ago
Sempre fui resistente em colocar meus 2 filhos no mesmo quarto. Mas, por questões de estrutura, estou pensando nessa possibilidade.
Ter um bom projeto com certeza vai me ajudar muito, pois assim teremos o espaço melhor aproveitando, respeitando a individualidade de cada um deles, mesmo em um ambiente compartilhado.
Já quero seus serviços para fazer o quarto dos meus filhotes e tenho certeza que ficará perfeito!