Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
As plantas são grandes aliadas para a saúde mental, alguns estudos e pesquisas comprovam que as pessoas que convivem com plantas dentro de casa têm menos sintomas de depressão e ansiedade.
Além de deixar os ambientes harmônicos, aconchegantes e bonitos, as plantas melhoram a qualidade de vida, ajudam a aumentar a autoestima, melhoram a sensação de bem-estar, reduzem o estresse, melhoram o humor e aumentam o autocontrole. Elas são essenciais para nossa sobrevivência e limpam o ar, transmitem aquela sensação gostosa de paz e tranquilidade… Então, porque não tê-las dentro de casa ou no escritório?
Muita gente acaba não tendo para “não ter trabalho” ou por achar que não vai saber cuidar. Mas, eu tenho uma ótima notícia para vocês. Existem algumas plantas lindas, que dão um charme nos ambientes e que são facílimas de cuidar.
Separei 10 opções para compartilhar com vocês.
1 – Lavanda
A lavanda é charmosa, delicada e de cultivo simples. Dá um charme especial aos ambientes e fica linda tanto em vasos pequenos quanto em casos maiores. É conhecida por ter propriedades calmantes. Elas gostam de sol e terra bem drenada. Sua rega deve ser, incialmente, todos os dias. Depois, basta regar a cada dois dias ou até mesmo uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar.
2 – Costela de Adão
A planta Costela de Adão é muito usada para decorar os ambientes porque além de linda é conhecida por atrair sorte. Gosta de locais com meia-sombra, sendo aconselhável coloca-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias mais nublados.
3 – Jibóia
Essa planta encanta por ter suas folhas em formato de coração. Além disso, acredita-se que é uma espécie sagrada que garante proteção, afastando as energias negativas do lar. É resistente e bem fácil de cuidar. Sobrevive melhor em locais de meia-sombra. Cuidado
4 – Comigo ninguém pode
Essa planta é muito utilizada em locais de entrada, pois acredita-se que pode afastar as energias negativas e atrair as boas. Ela gosta de iluminação indireta ou local de meia-sombra e deve estar sempre com a terra úmida, porém, não encharcada. Fazer um vaso com comigo ninguém pode junto com Espada de São Jorge fica um charme. Mas atenção: se você tem pets ou crianças em casa é bom ficar de olho, pois essa planta é tóxica.
5 – Ficus Lira
Essa planta pode ser cultivada sob sol pleno ou em condições de meia-sombra. O mais interessante dessa planta é que suas folhas lembram um instrumento musical chamado lira, por isso, recebeu o nome de lyrata. Sua rega deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana.
6 – Peperomia
Essa planta é ideal para locais de meia-sombra. Sua folhagem chama atenção por tanta beleza, por isso, são tão usadas para decorar os ambientes, assim como sala de jantar, sala de estar e cozinha. Como suas folhas são pendentes, a dica é cultivar a peperômia em vasos cuia, meia-lua ou vaso origami. As regas variam de duas a quatro vezes por semana, dependendo das condições climáticas da região.
7 – Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge possui folhas longas, achatadas e coloração verde com manchas transversais em um tom verde mais escuro. É uma ótima opção para aquelas pessoas que não tem muito tempo para realizar a manutenção, pois não exige muito cuidado. Além disso, essa é uma planta extremamente resistente, capaz de suportar, até mesmo, ambientes com ar-condicionado.
8 – Palmeira-leque
A palmeira-leque é muito usada em projetos de decoração por possuir um formato muito interessante. Suas folhas são grandes, plissadas e possuem a borda “dentada”.
Por não crescer muito rapidamente, a palmeira-leque é ideal para se ter em vasos. A única “exigência” dessa planta é precisar estar em ambientes amplos e bem iluminados.
9 – Zamioculca
Essa planta se destaca por ter uma folhagem bem brilhante. É uma ótima opção para corredores e locais com baixa luminosidade natural. Ela não gosta de água em excesso.
10 – Sabambaia
As samambaias precisam ficar em com iluminação tipo “meia sombra” e de preferencia em um local que não pegue muito vento para não correr o risco de queimar as folhas mais jovens. Elas são volumosas e suspensas, por isso, o ideal é deixá-las em vasos suspensos.
E você, me conta, quais são as plantas que você tem em casa?
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana
2 anos ago
eu amo plantas, tenho várias aqui na minha casa.