Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
A arquitetura e a decoração têm grande influência no bem estar e humor das pessoas. Pequenos ajustes ou mudanças dentro da sua casa podem fazer toda a diferença.
Neste mês de janeiro (Janeiro Branco), onde o tema da saúde mental tem destaque, viemos trazer para vocês algumas dicas de como você pode melhorar o seu humor fazendo pequenas alterações dentro da sua casa.
Estar em um ambiente que tem a ver com sua personalidade e que atinge as necessidades do seu dia a dia são essenciais para trazer aquela sensação de pertencimento e aconchego.
Elementos particulares e emocionais, assim como porta-retratos, causam empatia e proximidade. São ótimos objetos para ter em casa.
As cores transmitem sensações e sentimentos, por isso, é fundamental escolher a cor certa para cada ambiente da sua casa.
O branco, por exemplo, transmite paz, o amarelo descontração, o azul segurança.
Por isso, a dica é: Não escolha uma cor apenas por achar bonita. Escolha sabendo e entendendo qual emoção e sentimento ela trará para aquele ambiente e veja se vai de encontro com o que você quer.
Por exemplo: uma cor que transmita alegria cairá super bem em sua sala de jantar. Já optar por uma cor que transmita calma e tranquilidade pode ser ideal para colocar no quarto.
A luz do sol (luz natural) é extremamente importante para a nossa vida. Nosso corpo precisa de vitamina D (A luz solar é a principal forma de obter esse nutriente, fundamental para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico), por isso, ter uma casa arejada e com bastante luz natural é essencial para manter nosso ritmo diário de vida e manter nossa saúde mental!
Você já reparou que em dias nublados e cinzentos tendemos a ficar mais introspectivos ou desanimados? Já em dias de sol, normalmente nos sentimos mais bem dispostos e cheios de ânimo.
Quando falamos de ergonomia estamos falando de conforto e bem-estar. Sendo assim, é fundamental termos ambientes que gerem conforto, paz de espírito, tranquilidade, funcionalidade e praticidade.
Não menosprezem os detalhes. Às vezes, o seu acordar de mal humor pode ser resolvido apenas trocando o travesseiro ou o colchão.
5 – Plantas
As plantas, além de lindas, são grandes aliadas para a saúde mental. Alguns estudos e pesquisas comprovam que as pessoas que convivem com plantas dentro de casa têm menos sintomas de depressão e ansiedade.
Além de deixarem os ambientes harmônicos, aconchegantes e bonitos, as plantas melhoram a qualidade de vida, aumentam a autoestima, promovem a sensação de bem-estar, reduzem o estresse e melhoram o humor.
Elas são essenciais para nossa sobrevivência e limpam o ar. Transmitem aquela sensação gostosa de paz e tranquilidade.
A arquitetura vai muito além de projetar uma casa ou um ambiente, de medir espaços… A arquitetura envolve emoção, sentimentos e tudo aquilo que você quer e deseja para ter uma vida feliz dentro da sua casa no dia a dia.
Por isso, ter um bom arquiteto é fundamental para garantir que seu sonho saia do papel e se transforme em realidade.
Quanto vale a sua saúde mental e sua qualidade de vida!!!? Pense nisso…
Espero que tenham gostado do Post de hoje e deixem aqui nos comentários se vocês sabiam o quanto a arquitetura e a decoração influenciam na nossa saúde mental.
Grade abraço,
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion