Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
Luz quente, neutra e fria: Confiram os diferentes tipos de iluminação e de luz
Quem nunca errou na hora de comprar uma lâmpada que atire a primeira pedra. Isso é muito comum e acontece com todo mundo.
Esse erro acontece porque poucos conhecem detalhadamente sobre os tipos de luz e a indicação de cada uma delas para favorecer os ambientes.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existe três tipos de luz: a luz quente, a luz neutra e a luz fria.
Cada uma delas é indicada para determinados espaços e interferem na tonalidade das cores.
Um exemplo prático: Uma sala com um sofá branco. Esse sofá pode ser enxergado em um tom mais claro ou em tons de creme, bege e até mesmo cinza dependendo da luz que está sendo usada. Veja na imagem abaixo:
O tema iluminação é complexo e envolve vários fatores.
Abaixo vamos explicar um pouco sobre eles.
A temperatura da cor interfere de maneira direta na cor e na tonalidade. Quanto mais branca for à luz, mais alta é sua temperatura de cor em Kelvin. Quanto mais baixa for à temperatura de cor, mais amarelada será essa luz.
Outro fator importante que deve ser destacado é que a temperatura de cor não interfere no consumo energético. Se utilizar uma lâmpada de 2000K ou de 6500K o seu consumo será o mesmo.
O que vai interferir no consumo da lâmpada é sua potência. Quanto maior for à potência, maior será o consumo de energia.
Há quem prefira os ambientes mais claros, outros preferem ambientes menos brancos. Uma das maiores diferenças entre a luz quente, a luz neutra e a luz fria é que a luz fria (mais branca) proporciona maior contraste. Ela é indicada para ambientes hospitalares.
Já a luz quente (mais amarela) traz uma sensação de aconchego e conforto. A luz neutra é a mais recomendada para os demais ambientes.
A iluminação também possui influencia no seu estado emocional e pode ser uma grande aliada no seu bem estar.
No quarto ou na sala, por exemplo, a luz amarela irá proporcionar uma agradável sensação de bem estar e relaxamento.
Já em ambientes que demandam maior atenção, assim como escritório, bancos, escolas, indústrias, cozinha e área de serviço, o mais recomendado é a luz neutra.
De maneira resumida, a cor branca de alto nível possibilita criar estímulos e interferem as atividades em que precisa de uma atenção maior, mais produtividade e concentração. Já a luz de cor mais baixa deixa os ambientes com maior conforto, descanso e sensação de bem estar.
Sabendo disso tudo, não se pode dizer que existe uma regra ou um certo e errado na hora de escolher a lâmpada. O que você precisa saber é qual é a sensação que precisa ou quer ter naquele ambiente.
Espero que o post de hoje tenha sido esclarecedor para vocês.
Um grande abraço.
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion