Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
A cozinha é um dos lugares mais frequentados da casa por toda a família.
É o lugar que remete sentimentos, sabores e prazeres. Por isso, pensar em cada detalhe na hora de construir ou reformar é muito importante. Afinal, a cozinha precisa ser prática, funcional, inspiradora e aconchegante. Um lugar especial da casa, onde fazemos as refeições em família, recebemos os amigos e passamos momentos de confraternização.
Por isso, hoje separamos alguns pontos importantes na hora de construir ou reformar a cozinha.
1 – Bases de alvenaria
As bases da alvenaria devem ser executadas antes da colocação do revestimento do piso. Normalmente são revestidas com o mesmo material, o que facilita a limpeza diária, além de servir de apoio para a marcenaria.
2 – Ventilação para os eletrodomésticos
Os eletrodomésticos, principalmente fogão, fornos e até mesmo a geladeira precisam de espaço para ventilar e não superaquecer, podendo causar a perda do produto ou até mesmo gerar acidentes domésticos. Por isso, para garantir o bom funcionamento dos equipamentos embutidos devem ser deixados vão para ventilação.
3 – Bancada
Se os eletrodomésticos ficam em armários fechados e altos, a gente acaba não usando pela pouca praticidade de pegá-los. Por isso, uma bancada é uma ótima opção para deixar seus eletrodomésticos à vista, causando praticidade na hora de usá-los.
4 – Ponto de gás
Este é outro fator muito importante. A maioria dos fogões precisa de um ponto de gás e devemos seguir a norma disso. O recomendado é que este ponto fique deslocado para a esquerda ou para a direita do equipamento e não atrás dele. Por isso, é importante já alinhar isso no projeto, sendo possível posicionar o registro dentro do armário, por exemplo, sendo uma forma de mantê-lo escondido, porém, de fácil acesso.
5 – Marcenaria
Conheço muita gente que se preocupou apenas com a beleza dos móveis, deixando de lado algo fundamental: sua funcionalidade. Os móveis precisam ser projetados de forma a aproveitar ao máximo o espaço, sendo práticos e na altura ideal para que seja possível pegar as louças com facilidade.
6 – Cores
A cor da cozinha é outro fator que tem influência direta nos sentimentos e emoções.
Já falamos aqui sobre a importância das cores e as sensações que elas causam, por isso, definir a cor da cozinha é muito importante. Sua cozinha poderá ficar ainda mais bonita e aconchegante se escolher as cores mais adequadas para este ambiente.
O verde, por exemplo, causa equilíbrio e harmonia, trazendo uma sensação de saúde e frescor.
Já o laranja é uma cor que transmite alegria, é enérgico e ótimo para estimular a criatividade, a comunicação e o apetite. É uma cor muito indicada para a cozinha, que é um ambiente de socialização. Mas, atenção para não exagerar e correr o risco de deixar o ambiente muito carregado ou estimular demais a fome.
7 – Iluminação
Já falamos aqui também sobre a importância da iluminação nos ambientes e os tipos de iluminação que existem. Na cozinha não é diferente. A iluminação é fundamental na hora de cozinhar e também na hora de socializar com a família ou naquele jantar / almoço com os amigos. O ideal é deixar a iluminação bem posicionada, em cima da bancada, pois se colocarmos no meio do ambiente causa sombra deixando escuro o local onde preparamos o alimento.
Gostaram das dicas?
Deixe aqui nos comentários o que acharam e lembrem-se: ter um arquiteto projetando sua casa ou os ambientes garante uma obra ou reforma bem sucedida e o ótimo aproveitamento do seu investimento.
Grande abraço,
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Edna Palu
2 anos ago
Super importante essas dicas, na verdade a economia que um arquiteto trás para uma obra é gigantesca, porque são muitos os detalhes a serem observados e qualquer erro que se faça, depois do acabamento se transforma numa dor de cabeça enorme! Valeu pelo conteúdo.