Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
Como falamos no Post anterior, a arquitetura tem grande influência no bem estar e humor das pessoas. Como estamos no mês da Campanha Janeiro Branco, achei importante relacionar a arquitetura a este tema que é tão importante.
Pois bem, a Saúde Mental, basicamente, tem quatro pilares dentro da arquitetura: a decoração, as cores, a iluminação e a ergonomia.
No decorrer deste mês, falamos mais detalhadamente sobre cada um desses pilares. Hoje, chegou à vez de falarmos sobre a influência da iluminação e da ergonomia.
Vamos lá…
Iluminação
A iluminação e a temperatura da luz são importantíssimas para nosso bem estar e possuem influência direta com nossa Saúde Mental. Além disso, a iluminação não pode ir contra o nosso ritmo circadiano (que é o ritmo natural do nosso próprio corpo, que dura às 24 horas do dia e que regula as principais atividades e processos biológicos).
Basicamente, temos três tipos de iluminação: a amarela, a branca e a neutra. Cada uma delas é indicada para um ambiente e situação
A luz amarela imita a luz natural da manhã e da tarde (quando o dia está começando e chegando ao fim). Com essa luz, nosso corpo automaticamente já entende que é hora de despertar e de relaxar, por isso, essa iluminação é muito utilizada nos quartos.
Como o próprio nome sugere, a luz neutra não é nem tão amarela e nem tão branca. Ela imita a luz do sol do meio dia. É utilizada em espaços em comum, assim como a cozinha, por exemplo.
A Luz branca não existe na natureza, por isso, não é indicada para ser usada em ambientes residenciais, em escritórios e etc. Normalmente, essa luz é utilizada apenas em ambientes hospitalares e indústrias, que precisamos manter total atenção e foco.
Ou seja…
A temperatura da iluminação, quando utilizada de forma correta, favorece, por exemplo, seu rendimento no trabalho e seu sono.
Parece apenas um mero detalhe, mas, tenham certeza… Isso influência muito no bem estar e na saúde mental do ser humano.
Ergonomia
Estar em um ambiente confortável faz toda a diferença, não é mesmo!? Isso abrange tudo que temos dentro da nossa casa, desde o sofá que sentamos ou deitamos para ver um filme, uma cama para termos uma boa noite de sono, até mesmo a altura dos móveis. Isso mesmo… Pensar e planejar a altura e largura ideal dos móveis é fundamental. Isso porque não podemos fazer uma bancada ou uma pia do mesmo tamanho se serão utilizadas por pessoas de tamanhos diferentes.
Mas, você pode estar se perguntando… E se em uma casa tiver uma pessoa muito alta e outra bem mais baixa? Nesses casos, nós precisamos encontrar um tamanho que fique confortável para ambos. Ou, podemos pensar em alternativas secundárias, como por exemplo, fazer um degrau portátil que fique de fácil acesso para que essa pessoa mais baixa consiga pegar as coisas que estarão guardadas na parte de cima dos armários ou ainda que possa utilizar na hora de lavar a louça.
Pensar também no posicionamento dos móveis é fundamental para manter os ambientes com espaço para a transição das pessoas. Um ambiente cheio de informação, com muitos móveis tumultuados e parafernálias causa stress e cansa a mente.
Enfim, como puderam ver, a iluminação e a ergonomia podem ajudar (e muito) na saúde mental das pessoas.
Como é aí na sua casa? Você parou para pensar sobre a iluminação dos ambientes? Ou tinha noção sobre a importância de planejar os móveis? Deixe aqui nos comentários!
Grande abraço.
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana
2 anos ago
Gente, amei esse móvel da cozinha!!!