Seg. - Sex.: 09h às 12h e 13h30 às 17h30
Quando vamos construir ou reformar a gente fica imaginando como vai ser cada detalhe e é natural pegar fotos e imagens da internet ou de revistas para nos inspirar.
Mas, mais importante que se preocupar com a beleza e a estética dos ambientes, é preciso pensar na sua funcionalidade e na sua praticidade.
Eu costumo ser sempre muito sincera com meus clientes, dizendo qual escolha eu acho mais viável. Porém, faço questão de apresentar todas as opções para que eles possam, de maneira consciente e após analisar todos os prós e contras, fazer a decisão que julgar a mais adequada para suas necessidades. Afinal, cada pessoa tem um gosto e possui uma prioridade diferente da outra.
Entre as várias dúvidas que me perguntam, é em relação ao piso. Por isso, hoje vamos falar sobre as vantagens e as desvantagens do Porcelanato Polido e do Porcelanato Acetinado.
Cuidado ao escolher
É fundamental ficar atento na escolha do acabamento do seu revestimento não apenas para atender seu gosto pessoal, mas também porque ela deve ser a melhor opção para o local onde o produto será aplicado.
Por exemplo: Escolher um piso branco (ou bem claro) em uma casa com crianças pequenas pode causar frustração (e cansaço) por ter a sensação de que o chão não para limpo. Aquilo que era para ser Clean e sofisticado acaba virando um pesadelo.
Outro exemplo é escolher um piso escorregadio para o quintal ou área da piscina. Neste caso, é preciso pensar sempre na segurança em primeiro lugar.
Porcelanato Polido X Porcelanato Acetinado
Existem vários tipos de revestimentos, porém, hoje falaremos apenas desses dois.
Porcelanato Polido: Os revestimentos polidos, como o próprio nome diz, recebem polimento, por isso são bem lisos e brilhosos. Inclusive, caem muito no gosto das pessoas justamente pelo seu brilho. São usados com mais frequência em locais secos, assim como salas, escritórios, corredores e quartos. Porém, dependendo da situação, é preciso uma avaliação diferente. Não indicaria, por exemplo, um porcelanato polido em um quarto de uma pessoa idosa.
Ou seja, cada caso é um caso e devemos sempre pensar nas necessidades, na estética e, principalmente, na segurança e praticidade.
Outra característica muito marcante do porcelanato polido é que ele reflete a luminosidade, deixando os ambientes mais claros e com a sensação de serem mais amplos.
Por ter sua superfície bem lisa, não há espaço para o acúmulo de sujeira, sendo fácil de limpar. Porém, é um piso que aparece bem quando está sujo ou com marcas.
Porcelanato Acetinado: A superfície desses revestimentos possui um brilho leve e bem discreto. Este material cai muito no gosto das pessoas por proporcionar elegância ao seu acabamento de toque suave e sedoso, sendo uma escolha muito agradável e confortável para todos os espaços internos da casa. Por não ser liso e escorregadio, pode ser usado, inclusive, no banheiro, na cozinha, lavanderia e área externa.
O porcelanato acetinado dá um charme especial aos ambientes e também é um revestimento fácil de limpar. Por não ser tão brilhoso, ele dá uma sensação de leveza aos ambientes.
Mas, e agora? Qual escolher?
Agora que você já sabe as vantagens e as desvantagens de cada um desses porcelanatos ficará mais fácil fazer sua escolha. Não existe um parâmetro que defina qual deles é a melhor opção. Isso vai depender muito do gosto e das necessidades de cada um. Há quem prefira o porcelanato polido pelo seu brilho e sofisticação. Outros optam pelo porcelanato acetinado pela sua elegância e praticidade.
Reflita sobre o seu estilo de vida e suas necessidades que eu tenho certeza de que fará a escolha certa!
Grande abraço.
Amanda Palu.
Comments
Just Say Your Opinion
Mariana Areco Torres
2 anos ago
Adorei as dicas. Se eu fosse escolher hoje para colocar aqui na minha casa escolheria o acetinado e com certeza em um tom que não apareça tanto a sujeira. Me arrependo de ter escolhido piso branco agora que tenho duas crianças, hehehe.